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Passear no Trem da República é como fazer uma verdadeira viagem no tempo. Não apenas pela experiência saudosa e emocionante que é andar de trem, mas por tudo que a Estrada de Ferro Ituana (Ytuana) representa para a história do nosso país.
A revitalização da ferrovia e implementação de um novo passeio de trem já eram um grande desejo dos moradores e visitantes da região. No passado, ela ligava Itu à São Paulo Railway, em Jundiaí.
Em dezembro de 2020, o Grupo Serra Verde Express, empresa concessionária dos trens turísticos do Paraná, reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com a implementação do Trem da República.
Mesmo com os desafios da pandemia e a retração do segmento no país, a empresa apostou no potencial turístico da região e assumiu a operação depois de uma concorrida licitação pública.
Assim, o modelo de excelência em turismo sobre trilhos e a preocupação com a preservação histórica das ferrovias brasileiras, marcas registradas da Serra Verde, vêm sendo replicados no interior de São Paulo.
Há três anos, o Trem da República promove o desenvolvimento através do turismo, aquecendo a economia local e fortalecendo a memória sobre a importância histórica que a região exerceu na Proclamação da República no Brasil.
Todos nós já estudamos - ou pelo menos ouvimos falar - sobre o fim do Brasil Império e a Proclamação da República. Porém, o que nem todo mundo sabe, é a importância que a ferrovia Ituana teve para esse momento da nossa trajetória.
Ela foi inaugurada em 17 de abril de 1873, exatamente 1 dia antes da Convenção de Itu. Sua instalação foi crucial para a escolha da cidade como a sede da primeira Convenção Republicana do país, já que simbolizou o progresso econômico e o sucesso dos fazendeiros da região central de São Paulo.
No dia 18 de abril de 1873, cafeicultores, empresários, advogados, jornalistas e artistas reuniram-se no sobrado da família Almeida Prado para manifestar a insatisfação geral com o Brasil Império. A reunião deu início ao Partido Republicano Paulista (PRP) que, posteriormente, deu fim ao Império e início à República, em 1889.
E é exatamente isso que o Trem da República busca resgatar e trazer para suas passageiras e passageiros: um mergulho no século XIX, no período em que a história do Brasil se funde com a história da ferrovia.
Para desfrutar de uma experiência ainda mais rica e dinâmica, as passageiras e passageiros do Trem da República percorrem o trajeto curtindo diversas intervenções artísticas, que proporcionam uma imersão divertida nos acontecimentos da época.
Além disso, dois dos quatro vagões do comboio fazem menção a esse período histórico do Brasil: o vagão Prudente de Moraes e o vagão Dona Olímpia (saiba mais sobre cada um deles na aba VAGÕES).
O passeio garante memórias incríveis, de cenas que se passam tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora dos vagões. Com sete quilômetros de extensão, o percurso revela os detalhes da natureza que contorna a ferrovia, proporcionando paisagens bucólicas e únicas.
A travessia sobre o Rio Tietê é um dos principais atrativos da viagem. O famoso rio, que nasce na Serra do Mar e corre para o interior de São Paulo, exerce importância econômica e cultural fundamentais para o estado.
O trem passa também por um poço com 30 metros de profundidade, uma estrutura impressionante da estação de tratamento de água da Companhia Ituana de Saneamento.
Muito mais do que um passeio turístico, andar no Trem da República é uma experiência única, divertida e emocionante, repleta de surpresas e boas histórias pra contar.