FAQ 

 

Como faço para comprar meu ingresso? 

Você pode adquirir seu ingresso antecipadamente em nosso site ou pelo WhatsApp (11) 4013-1319. Também é possível comprar pessoalmente nas Estações de Itu e Salto.  

 

De onde saem os passeios?  

Os pontos de partida dos nossos passeios são as Estações de Itu e Salto. 

  • Para embarques às 9h e às 14h, dirija-se até a Estação de Itu no endereço: PRAÇA DOUTOR GASPAR RICARDO, 50 - ITU/SP  

  • Para embarques às 11h e às 16h, dirija-se até a Estação de Salto no endereço: PRAÇA ALVARO GUIÃO, 112 - SALTO/SP  

 

Em quais dias posso fazer o passeio de trem e qual é o horário de partida? 

Os passeios acontecem de sexta a domingo e nos feriados. Partidas de Itu, às 9h e 14h, e partidas de Salto, às 11h e 16h. 

 

Confira nossos trechos por horário de partida:  

9h – Partida da Estação Ferroviária de Itu para a Estação Ferroviária de Salto.  

11h - Partida da Estação Ferroviária de Salto para a Estação Ferroviária de Itu.  

14h – Partida da Estação Ferroviária de Itu para a Estação Ferroviária de Salto.  

16h - Partida da Estação Ferroviária de Salto para a Estação Ferroviária de Itu.  

 
 

Com quanto tempo de antecedência devo chegar à estação? 

Recomendamos que os passageiros cheguem à estação de embarque com pelo menos 45 minutos de antecedência. O embarque inicia 15 minutos antes do horário de partida. Para pacotes com café da manhã, é necessário chegar às 8h. O café da manhã inicia às 8h, na plataforma da Estação Ferroviária de Itu, no Restaurante Stazione. 

 

Quanto tempo dura o passeio? 

Cada trecho entre cidades (Itu e Salto) dura em média 1 hora.  

Para opções de ida e volta, o passeio tem duração de aproximadamente 3 horas, sendo 1 hora de passeio de trem, parada na estação ferroviária e novo embarque com 1 hora de passeio de trem no trecho oposto.  

 

Nos pacotes com refeição (café da manhã e/ou almoço) - o passeio tem duração aproximada de 4 horas, sendo 1 hora de passeio de trem de ida, mais 1 hora de passeio de trem de volta, 1 hora para alimentação e 1 hora de tempo livre na estação.  

Pacotes City Tour Histórico e Pacote Maeda - dia inteiro - duração das 9h às 17h (em média).  

 

Posso comprar a passagem no dia do passeio? 

Sugerimos a compra com antecedência mínima de 7 dias para garantir horário e categoria. Você pode adquirir a passagem antecipadamente pelo nosso site, WhatsApp ou nas bilheterias localizadas nas estações ferroviárias de Salto ou Itu, conforme horários de funcionamento.  

 

Horário de funcionamento da bilheteria da Estação Ferroviária de Itu: 8h às 18h  

Horário de funcionamento da bilheteria da Estação Ferroviária de Salto: 8h às 16h20 (fechada às segundas feiras). 

 

Caso opte pela compra no dia do passeio, sugerimos que esteja na estação com antecedência mínima de 40 minutos, sujeito a disponibilidade de lugares.  

 

Qual a diferença entre as categorias do trem? 

São três categorias: 

Panorâmica (Michel Temer): Vagão com espaços abertos, mesas altas e bancos de madeira. Permite o transporte de bicicletas, mediante agendamento prévio, com estações próprias para deixá-las em segurança. Inclui 1 água por pessoa. Em períodos de chuva e baixa ocupação, o vagão poderá ficar bloqueado para circulação.  
 

Turística (Prudente de Moraes e Dona Olímpia): Vagão clássico com poltronas de couro almofadadas, janelas e banheiro. Serviço de bordo inclui 1 bebida não alcoólica por pessoa (água ou refrigerante) + kit snack 

 

Boutique (Anselmo Duarte): Vagão com poltronas estofadas estilo lounge, varanda, banheiro e serviço de bordo incluso: água, suco, refrigerante e cerveja à vontade. Inclui um kit snack por pessoa.  O vagão é pet friendly, ou seja, você pode viajar com seu bichinho de estimação. Os pets recebem água. Conta com guia de turismo bilingue (inglês ou espanhol), mediante agendamento prévio. 

 

Todas as categorias contam com o acompanhamento de guias de turismo credenciados durante o passeio. 

 

Os assentos no trem têm lugar marcado? Posso escolher? 

Sim, nas categorias Boutique e Turística você escolhe seu assento (conforme disponibilidade) no momento da compra, seja pelo site, WhatsApp ou diretamente nas estações.  

Na categoria Panorâmica, o embarque é por ordem de chegada respeitando os embarques prioritários conforme lei. 

 

Posso levar bagagem? 

Sim, necessário informar antecipadamente a equipe para orientações. 

 

Como retiro meus bilhetes? 

Não há necessidade de retirar seus bilhetes na estação de embarque do trem. Você vai receber os vouchers no e-mail que cadastrou no momento da compra ou nosso atendimento enviará por WhatsApp. É só apresentar o QR Code na hora de embarcar. 

 

Como faço para viajar com crianças? 

De acordo com a lei, crianças e adolescentes de até 16 anos precisam estar acompanhadas dos pais (ou do responsável expressamente autorizado) para viajar.  

Além disso, é MUITO IMPORTANTE não esquecer a documentação: é obrigatório apresentar o documento de menores de 16 anos (original ou cópia autenticada).  

São aceitos: carteira de identidade, passaporte, certidão de nascimento (no caso de crianças até 12 anos) ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo o território nacional. 

FIQUE ATENTO: NÃO SERÁ PERMITIDO O EMBARQUE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEM DOCUMENTAÇÃO LEGAL. 

 

É possível fazer a substituição de um passageiro? 

Sim, a solicitação pode ser feita pessoalmente, via WhatsApp ou por e-mail. 

  

Como é a política de cancelamento e alteração de passagens? 

Para compras online, o cancelamento pode ser realizado em até 7 dias, sem a cobrança de taxas. Depois desse período será cobrada uma taxa de 20% do valor da compra.  

Para as compras presenciais, cancelamentos, reembolsos, remarcações e/ou alteração de data são permitidos, desde que solicitados com mais de 72 horas úteis antes do embarque, com cobrança de 20% do valor referente a custos operacionais.  

A apresentação do bilhete ou voucher de compra é obrigatória para fins de cancelamento. 

Se o passageiro não estiver presente para embarcar no horário correto (“No Show”), ele não terá direito a reembolso ou remarcação de qualquer produto adquirido. 

   

Posso comprar bilhetes para um grupo? 

Sim, é só entrar em contato através do WhatsApp (11) 4013-1319 ou pelo e-mail contato@tremdarepublica.com.br. 

 

Moradores de Itu e Salto têm desconto no passeio? 

Os moradores das cidades do trajeto do Trem da República, Itu e Salto, têm 15% de desconto nos bilhetes e pacotes das categorias Turística, Boutique e Panorâmica (conforme disponibilidade). Para usufruir do desconto, é necessário apresentar um comprovante de endereço. 

 

Quem mais tem direito a descontos?  

Acesse a página “Política de Descontos” em nosso site e confira todas as modalidades de desconto disponíveis e aplicáveis. Lembrando que não trabalhamos com descontos cumulativos.   

 

Posso levar meu bichinho de estimação no trem? 

Sim, o Trem da República conta com um vagão pet friendly (Anselmo Duarte – Categoria Boutique).  

Para fazer o passeio no Vagão Pet Friendly (Bove) é obrigatório apresentar a carteira de vacinação do animal comprovando a imunização antirrábica há mais de 30 dias. Também é necessário trazer a autorização de um veterinário para a realização do passeio (a mesma deve ter sido emitida há menos de 15 dias da data de embarque). O tutor deve assinar os termos de responsabilidade de transporte de animais e realizar o pagamento de taxa no valor de R$ 30 por animal. Cada dono é responsável por trazer água, ração, potinhos e tapetes higiênicos. De acordo com a Lei nº 11.531/03, o uso de guias, coleiras e focinheiras é mandatório para raças como Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Staffordshire Terrier e todas as derivadas destas.  

Caso você não tenha optado pelo vagão Pet Friendly, o transporte do pet ocorrerá no vagão bagageiro e ele deverá estar acomodado em caixa apropriada, de material rígido, adequado ao tamanho dele para o deslocamento. Não será permitido o trânsito entre vagões para contato com o animal. Se o seu pacote incluir o traslado de van, o animal deverá ser acomodado em caixa apropriada para o deslocamento no veículo. 

 

Posso levar minha moto ou bicicleta no trem? 

É possível transportar a sua moto (a depender do modelo) ou bicicleta em nossos trens, com o custo de R$ 49 para motos (necessário trazer 4 tirantes) e de R$ 30 para bicicletas. O agendamento deve ser feito com antecedência e fica sujeito a disponibilidade. 

 

Tem estacionamento nas estações de trem? 

Não possuímos estacionamento privativo nas estações de trem. Porém, existem vagas para carros e ônibus na frente e no entorno das estações, que ficam sujeitas a disponibilidade. 

 

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, favor enviar um e-mail para contato@tremdarepublica.com.br